"Aqui, um pequeno resumo de algumas das 146 seções temáticas do CD-ROM."



A Obra

 

CD-ROM Fortalezas Multimídia

TONERA, Roberto. Fortalezas Multimídia.
      Florianópolis: Projeto Fortalezas Multimídia/Editora da UFSC,
      2001 CD-ROM.

Acompanha ingresso/cartão postal para a visitação gratuita de uma fortaleza catarinense.

Resumo

     Este trabalho apresenta o CD-ROM Fortalezas Multimídia , um CD-ROM multimídia sem similar no Brasil, tanto pela utilização dos mais avançados recursos de informática e por sua inovadora interface gráfica, quanto pela abrangência, volume, sistematização e interatividade dos conteúdos apresentados, o que o torna uma obra enciclopédica de referência nacional e internacional na área da Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, bem como nas áreas da educação, da cultura e do turismo, numa rara e feliz abordagem que integra visitação turística e preservação cultural e ambiental. O CD-ROM, recentemente lançado pela UFSC, possibilita uma viagem virtual através de imagens, textos, áudio e vídeos, para conhecer as fortalezas históricas da Ilha de Santa Catarina, as belezas naturais, o patrimônio cultural e ambiental, as atrações turísticas, a história e a cultura catarinense, com um painel adicional sobre mais de 450 outras fortificações no Brasil e no Mundo. Estas fortificações vão sendo reveladas através de mais de 3 mil páginas de textos, 2 mil fotografias e ilustrações antigas, dezenas de mapas, plantas e animações, 23 vídeos, trilha sonora original, glossário técnico, bibliografia comentada, linha do tempo, biografias, vistas panorâmicas em 360 graus, passeios interativos em 3D com o uso de realidade virtual e documentos originais, distribuídos por 146 seções temáticas, cujos conteúdos podem ser impressos, editados e ainda permanentemente atualizados via Internet. Trata-se, portanto, de uma obra inédita direcionada ao público visitante das fortificações, estudantes e professores de todos os níveis de escolaridade, profissionais das áreas de preservação do patrimônio cultural, história, arquitetura e engenharia, turismo, cultura, entre outros, e que permitirá, sobretudo, intensificar a revitalização do patrimônio turístico-cultural brasileiro representado por estas fortificações históricas, ampliando a sua visitação turística, contribuindo para sua preservação e promovendo a sua divulgação no Brasil e internacionalmente.

Descrição Geral do CD-ROM

     As principais funções que podem ser realizadas através do CD-ROM Fortalezas Multimídia são: navegar através de conteúdos diversos, como arquitetura, história, cultura, entre outros, ao longo de 146 seções temáticas; interagir e navegar em realidade virtual pela Fortaleza de Anhatomirim em três séculos distintos; ler, pesquisar, salvar e imprimir textos; visualizar, salvar e imprimir fotos, plantas e iconografias históricas; visualizar mapas, vídeos e animações; visualizar 26 pontos de vistas panorâmicas de Anhatomirim em 360 graus; consultar banco de dados sobre fortificações ao redor do mundo, sobre glossário técnico, lista de personagens importantes, linha do tempo e bibliografia comentada; conectar-se à Internet para busca de informações adicionais; atualizar conteúdos periodicamente, bem como em tempo real.

 

     Diferentemente do que existe hoje no mercado, a atualização do CD-ROM Fortalezas Multimídia  é simples e totalmente automática, podendo ser realizada de duas maneiras: em tempo real ou através de download. Na atualização em tempo real, o usuário tem acesso a informações de caráter efêmero, como agenda de exposições e eventos, novidades e imagens ao vivo dentro do seu CD-ROM. Nos dois casos não é preciso sair do CD-ROM, pois é a Internet que é trazida para dentro do Multimídia, através de uma janela aberta na interface do CD-ROM. A única exigência é estar conectado à Internet e clicar nas seções destinadas à atualização. O resultado é um CD-ROM permanentemente atualizado.

     Outra inovação diz respeito à Tecnologia da Informação. Os conteúdos do CD-ROM Fortalezas Multimídia, acessíveis a qualquer pessoa, se destinam a públicos bastante diferenciados,  independente de idade, escolaridade, interesse ou profissão. Essa abrangência de públicos tão distintos só é possível graças ao emprego de textos aliados ao uso das hipermídias textos complementares, imagens, áudios e vídeos -, que permitem que se avance nos temas abordados de acordo com o interesse do usuário, possibilitando o aprofundamento dos temas de forma seletiva. As informações não são apresentadas de forma linear, permitindo a abordagem de conteúdos diferenciados e complementares. Além disso, todo o conteúdo do CD-ROM pode ser impresso e editado pelo próprio usuário. O CD-ROM permite que o usuário adapte a navegação de acordo com suas preferências, ajustando áudio, forma de visualização, opções de abertura e fechamento do CD, entre outras possibilidades de ajuste. Também possui ajuda interativa e fácil navegação. O usuário pode navegar por vários caminhos: pelo Índice, pelo Mapa do CD, pelas seções do navegador ou ainda pelas barras de percurso. No Mapa do CD, cores diferenciadas tornam possível discernir as seções já visitadas das demais. Ao usuário é permitido ainda apagar esse histórico.

 

Seções

     O CD-ROM Fortalezas Multimídia é uma obra de conteúdo enciclopédico que aborda além de mais de 400 Fortificações de Santa Catarina, do Brasil e do mundo, diversos conteúdos relacionados à história, arquitetura, cultura, arqueologia, preservação cultural e ambiental, e turismo.
     Além de abrangente e acessível, este conteúdo é apresentado utilizando-se a mais alta tecnologia em informática, como realidade virtual, vídeos, animações, visões panorâmicas 360º, atualizações pela Internet e conteúdos com possibilidade de edição e impressão.

     O CD-ROM Fortalezas Multimídia conta com:


- Mais de 3.000 páginas de texto harmoniosamente distribuídas em 146 seções (todas editáveis e imprimíveis) abrangendo:
o Arquitetura das fortificações, técnicas construtivas tradicionais e restauração;
o História de Santa Catarina e do Brasil;
o Arqueologia;
o Patrimônio ambiental e cultural;
o Embarcações, armamentos e tropas;
o Cultura açoriana;
o Turismo - Visitação das fortificações catarinenses;
o Trechos condensados de relatos históricos e transcrição de documentos na íntegra;
o Biografias de personagens da história de Santa Catarina e do Brasil;
o Glossário de termos técnicos;
o Bibliografia completa e comentada;
o Linha do tempo abordando 500 anos de história com contextualização regional nacional e internacional;
- 2000 imagens entre fotos, iconografias, ilustrações, plantas e mapas (com possibilidade de impressão);
- 23 vídeos;
- Reconstrução em realidade virtual da Fortaleza de Anhatomirim nos séculos XVIII, XIX e XX (onde é possível passear livre e interativamente pela fortaleza);
- 26 pontos de vistas panorâmicas (onde é possível uma visão de 360º de cada um dos pontos da Fortaleza de Anhatomirim);
- Trilha sonora original;
- Banco de dados com mais de 400 fortificações no Brasil e o mundo;
- Possibilidade de atualização do conteúdo do CD-ROM via Internet;
- Acesso a uma agenda on-line dentro do CD-ROM;

     Abaixo, uma síntese do CD-ROM Fortalezas Multimídia, com a descrição resumida dos principais temas e recursos multimídia contidos em algumas das 146 seções do CD-ROM.



Localização

Nesta seção estão disponíveis informações sobre a localização e as formas de acesso à Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim e um detalhado roteiro de visitação desta fortaleza, que pode ser conhecida através de textos, imagens, vídeos, panorâmicas em 360 graus e passeios em realidade virtual. A seção traz também informações sobre o município de Governador Celso Ramos e a antiga armação de baleias existente no local, além de um guia histórico-cultural sobre Florianópolis. A seção aborda ainda o patrimônio ambiental, com destaque à Reserva Marinha do Arvoredo e à Área de Preservação Ambiental de Anhatomirim, onde a Fortaleza de Santa Cruz está inserida.

Arqueologia

Nesta seção, são apresentados os resultados da pesquisa arqueológica realizada em 1989 e 1990 na Fortaleza de Anhatomirim. Esses resultados foram obtidos através de trabalho de prospecção "in loco" dos edifícios restaurados naqueles anos e de pesquisa documental, que, além de dados sobre a utilização das construções, permitiram levantar importantes informações sobre o cotidiano de vida nas fortificações da Ilha de Santa Catarina, nos séculos XVIII e XIX.

Arquitetura


Nesta seção estão disponíveis informações sobre a arquitetura da Fortaleza de Anhatomirim, sobre os seus atuais edifícios e também sobre os já desaparecidos. Imagens, vídeos, textos, plantas, mapas, iconografias antigas e maquetes virtuais permitem conhecer a história de cada um dos edifícios, os seus aspectos construtivos e as técnicas de restauração empregadas na sua recuperação. As subseções Técnicas Construtivas e Restauração apresentam um verdadeiro manual de técnicas construtivas empregadas nos séculos XVIII e XIX, bem como de soluções de restauro, ilustrados com exemplos práticos empregados nas construções da Fortaleza.

Panorâmicas

São vistas panorâmicas em 360 graus distribuídas por 26 pontos da Fortaleza de Santa Cruz, que possibilitam uma viagem pela Ilha de Anhatomirim. Através do uso de um inovador recurso de realidade virtual, o QuickTime VR, os pontos de giro podem ser acessados de três formas: por um menu, por links existentes num mapa da Ilha, ou ainda clicando diretamente sobre a imagem na tela. Textos adicionais informam ao "viajante" sobre os edifícios e ambientes visualizados.


Clique aqui para visualizar um exemplo deste conteúdo.


Passeio Virtual

O Passeio Virtual é uma viagem no tempo pela Fortaleza de Anhatomirim reconstruída nos séculos XVIII, XIX e XX, através de recursos de realidade virtual, ou VRML. As maquetes em 3D buscam recriar os ambientes originais da Fortaleza, inclusive com a recuperação de vários edifícios já desaparecidos. A reconstrução foi baseada em plantas, fotos e iconografias antigas da Fortaleza, e em analogias com outras construções contemporâneas a Anhatomirim. O passeio, que ocorre em tempo real, com o próprio visitante definindo os percursos desejados, também pode ser visualizado em tela cheia no computador.


Clique aqui para visualizar um exemplo deste conteúdo.

Fortalezas em Santa Catarina

A seção fornece dados sobre as fortalezas de Anhatomirim, Ponta Grossa, Ratones e Araçatuba - todas sob a tutela da UFSC - e sobre mais 8 fortificações da Ilha de Santa Catarina. São no total 12 fortificações, construídas desde 1739, cujos dados principais se encontram resumidos na última tela desta seção. Algumas delas encontram-se hoje restauradas, outras permanecem em ruínas ou já desapareceram completamente.

Fortalezas no Brasil

São informações sobre mais de 120 fortificações do Brasil - algumas existentes e outras já desaparecidas - erguidas entre os séculos XVI e XX. Das mais de 450 fortificações que se estima terem sido construídas neste período no Brasil, somente algumas resistiram à ação do tempo, existindo hoje vestígios de pouco mais de uma centena destas construções defensivas, das quais 43 se encontram tombadas como Patrimônio Histórico Nacional. Um mapa existente na seção permite a escolha do Estado brasileiro do qual se deseja conhecer as fortificações.

Fortalezas no Mundo

Nesta seção, estão reunidas mais de três centenas de fortificações militares espalhadas por seis continentes, predominando aquelas erguidas pelos portugueses na Península Ibérica e em suas colônias em várias partes do mundo. Além das fortificações ainda existentes, são abordadas também aquelas em estado de ruína ou mesmo já desaparecidas. As fortificações foram classificadas por regiões dentro dos respectivos continentes e não necessariamente por países, e podem ser encontradas também por intermédio de um prático sistema de busca. As fortificações no Brasil, em Santa Catarina e em particular a Fortaleza de Anhatomirim, tema principal do CD-ROM, encontram-se em seções especialmente dedicadas a elas.

 

Sistema Defensivo

Em Sistema Defensivo, são encontrados conteúdos sobre a evolução dos sistemas defensivos, desde os castelos medievais até as fortificações mais recentes do século XIX. Também são abordados as origens, os tipos, a quantidade, o funcionamento e os materiais empregados nas embarcações e nos armamentos utilizados ao longo do tempo. A seção traz informações sobre os contingentes, a hierarquia, os uniformes e o cotidiano das tropas que ocuparam as fortificações. Na subseção Defesas, o usuário irá encontrar ainda informações sobre os elementos construtivos mais caracteristicamente defensivos, como as pontes levadiças, os fossos, as muralhas, as guaritas e as portas fortificadas.

Cultura

Nesta seção são abordadas as manifestações culturais de base açoriana que compõem o universo das comunidades, em geral litorâneas, localizadas próximas às fortificações catarinenses. Estão disponíveis também informações sobre patrimônio histórico: o que é, como preservar, quais são as instituições de preservação, entre outros. Na subseção Projetos, são abordados os Projetos de Pequisa, Extensão e Turismo Cultural desenvolvidos junto às fortificações. É pela seção Cultura que o usuário do CD-ROM Fortalezas Multimídia tem acesso à Agenda On-line, uma janela de Internet aberta dentro da Interface do Multimídia. Este recurso, jamais utilizado em um CD-ROM, permite que o usuário, conectado à Internet e sem sair do CD-ROM, obtenha informações sobre a agenda de eventos e exposições relacionadas às fortificações, além de novidades sobre o tema, dicas de navegação pelo CD-ROM, suporte on-line, podendo receber,inclusive, imagens transmitidas em tempo real para dentro do CD, como video-conferêncais, imagens ao vivo das fortalezas, entre outras possibilidades.

História

Além dos acontecimentos relevantes da história brasileira, que permeiam todos os conteúdos do CD-ROM Fortalezas Multimídia, estão destacados no CD-ROM a história da Fortaleza de Anhatomirim e de Santa Catarina, com destaque para vários episódios da história catarinense, como a saga dos imigrantes açorianos (1748/1756), a Invasão Espanhola (1777) e a Revolução Federalista (1893/1894). Na seção História Geral se encontram também a Linha do Tempo e a subseção Cotidiano, melhor explicadas nos tópicos a seguir.



Linha do Tempo

A seção traz uma linha do tempo com os acontecimentos mais marcantes, de 1432 até 2001, relacionados às fortificações e aos fatos mais marcantes da história de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo. A linha do tempo começa com a Descoberta de Açores (1432) e termina com o lançamento do CD-ROM Fortalezas Multimídia em 2001. A Linha do Tempo pode ser acessada através dos links presentes em todas as datas existentes nos textos contidos no CD-ROM ou diretamente nesta seção, por meio de um sistema de busca por ano do acontecimento.

 

Cotidiano

Em Cotidiano foi realizada uma reconstituição de época dos séculos XVIII e XIX que permite avaliar questões relacionadas ao trabalho, à alimentação, às relações sociais e aos artefatos presentes nas fortalezas, bem como ao longo de todo o litoral catarinense durante aquele período. A reconstituição foi feita com base nos relatos dos viajantes estrangeiros que visitaram Santa Catarina e nas pesquisas arqueológicas realizadas nas fortalezas.


Glossário Técnico

Os significados de várias palavras encontradas no CD-ROM Fortalezas Multimídia podem ser obtidos no Glossário, que disponibiliza uma lista de termos técnicos relacionados principalmente à arquitetura, armamentos, embarcações, bem como palavras utilizadas nos textos referentes aos séculos passados. Os textos do CD-ROM possuem palavras sublinhadas (hiperlinks), que remetem o usuário a este Glossário, esclarecendo a dúvida. O Glossário Técnico também apresenta um sistema de busca próprio e pode ser utilizado como um dicionário isolado.

Iconografias

Nesta seção estão reunidas iconografias sobre a Fortaleza de Anhatomirim, as fortificações catarinenses, a Ilha de Santa Catarina e sobre uniformes militares dos séculos XVIII e XIX. São desenhos antigos, plantas e mapas relacionados aos temas, todos fruto de uma apurada pesquisa histórica. Estas iconografias, pertencentes a vários acervos do Brasil, foram reunidas pela primeira vez neste CD-ROM, facilitando o seu estudo e conservação. Estas iconografias podem ser visualizadas de forma ampliada com recursos de zoom e, assim como as fotos e textos do CD, podem ser salvas e impressas nos computadores dos usuários, preservando os documentos originais.


Clique aqui para visualizar um exemplo deste conteúdo.

Personagens

Nesta seção estão agrupados em ordem alfabética os personagens que fizeram a história das fortalezas ou que participaram de acontecimentos relacionados à história de Santa Catarina e do Brasil. Ao longo dos textos do CD-ROM, os nomes dos personagens aparecem sublinhados (hiperlinks), remetendo o usuário a esta seção, onde é apresentada um pequena biografia do personagem em questão. A seção tem um sistema de busca, facilitando a pesquisa do usuário.

Galeria

Em Galeria, além dos depoimentos das pessoas que participaram do processo de recuperação das fortificações catarinenses, estão reunidos todos os vídeos e fotos que também se encontram distribuídos nas 146 seções do CD-ROM. Isso permite ao usuário uma visão de conjunto das imagens contidas no multimídia. É através desta seção que as fotos podem ser salvas e impressas.


Clique aqui para visualizar um exemplo deste conteúdo.

Links

Nesta seção, estão reunidos links para sites na Internet relacionados às fortificaçoes do Brasil e do Mundo, às instituições de preservaçao, aos parocinadores do CD-ROM Fortalezas Multimídia, aos órgãos de turismo, a vários setores da Universidade Federal de Santa Catarina, entre outros. Essa lista de links permite ao usuário ampliar os conteúdos do CD-ROM.

 

Bibliografia

Esta seção possui uma listagem bibliográfica com centenas de obras relacionadas às fortificações e a história do Brasil e de Santa Catarina, que podem ser consultadas através de um sistema de busca por nome da obra ou do autor. Além dos dados bibliográficos, a maioria das obras possui uma sinopse do seu conteúdo e links que remetem o usuário para a seção dentro do CD-ROM que contenha assuntos relacionados à obra.


Documentos Originais

Documentos originais, datados de 1494 a 1997, encontram-se reunidos nesta seção. São textos que se encontram transcritos na íntegra ou de forma condensada, sobre temas ligados às fortificações catarinenses, à história de Santa Catarina e do Brasil, e relatos dos viajantes estrangeiros dos séculos XVIII e XIX e suas impressões sobre os custumes locais, a cultura, a arquitetura, a flora e a fauna, entre outros.


Suporte

A seção Suporte está subdividida em Ajuda, Preferências e Atualização. Em Ajuda, o usuário obtém informações de forma visual e interativa e tira dúvidas sobre os recursos multimídia de navegação presentes no CD-ROM Fortalezas Multimídia. Na subseção Preferências, é possível ajustar a navegação do CD-ROM de acordo com as preferências do usuário, como por exemplo o volume do som e a maneira de visualização. Em Atualização podem ser feitos downloads de conteúdos que não estão no CD-ROM, possibilitando a permanente atualização do Multimídia via Internet e sem a necessidade de sair do mesmo.


Mapa do CD

Por listar todas as 146 seções existentes no CD-ROM de forma agrupada, em forma de fluxograma, dando uma visão de conjunto da obra, o Mapa do CD pode ser considerado a maneira mais prática de navegar no CD-ROM Fortalezas Multimídia. Passando o cursor sobre cada um dos botões correspondentes às seções, o usuário visualiza uma imagem que corresponde à capa da seção, que, ao ser acessada, permite ao usuário ir diretamente à seção onde estão as informações desejadas. É possível discernir as seções já visitadas daquelas que ainda faltam ser acessadas através da diferença de cor existente entre os respectivos botões, permitindo visualizar o histórico das seções já visitadas do CD-ROM.

 

 


Clique aqui para conhecer outros patrocinadores