"Informações sobre as imagens do acervo do Projeto Fortalezas Multimídia."


Imagens


A Fotografia Iconografia


A Fotografia

O Projeto Fortalezas Multimídia dispõe de um acervo de mais de 3 mil imagens das fortificações de Santa Catarina, do Brasil, do mundo e de temas correlatos às fortificações. São iconografias - mapas, plantas e ilustrações antigas das fortificações e dos planos urbanísticos que as continham -, fotos digitalizadas de outros acervos e fotos produzidas especialmente para o CD-ROM Fortalezas Multimídia.

 

A fotografia no CD-ROM                                                                         

O CD-ROM Fortalezas Multimídia possui fotografias e ilustrações antigas, dezenas de plantas e mapas, totalizando mais de 2 mil imagens. A maioria das imagens (90%) foram especialmente produzidas para o CD-ROM pelos fotógrafos Alberto Luiz Barckert e Ademilde Silveira Sartori, entre 1999 e 2001.

As imagens estão espalhadas por todo o CD-ROM, mas também estão armazenadas em uma seção específica. Desta maneira é possível tanto observá-las em conjunto com os textos diponibilizados e com os demais recursos multimídia disponíveis no CD-ROM - vídeos, áudios, panorâmicas, passeios virtuais - quanto separadamente.

O CD-ROM é extremamente visual, fazendo da fotografia um elemento importante para complementar os assuntos abordados. Essa característica faz com que conteúdos do CD-ROM Fortalezas Multimídia estejam acessíveis a públicos bastante diferenciados, que é um dos objetivos de sua criação. Qualquer pessoa,independente de idade, escolaridade, interesse ou profissão pode se beneficiar das informações nele contidas.

As imagens contidas no CD-ROM Fortalezas Multimídia estão presentes em todo o material de divulgação - banners, cartazes, caixa do CD-ROM, convites para o lançamento, etc -, em calendários e cartões postais. Os cartões postais são usados como ingresso nas fortalezas que estão sob a proteção da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e acompanham o CD-ROM, possibilitando que o usuário visite as fortificações.

A maior parte das imagens são da Fortaleza de Anhatomirim, porém o CD-ROM também disponibiliza imagens de outras fortificações de Santa Catarina, do Brasil e do mundo. No Brasil, alguns dos locais ilustrados são o Forte dos Reis Magos (Rio Grande do Norte), o Forte de Santo Antônio da Barra (Bahia), a Fortaleza de Orange (Pernambuco), o Forte do Pico (Rio de Janeiro) e o Forte Príncipe da Beira (Rondônia). Entre as imagens de fortificações no mundo estão a Fortaleza de Lagos (Portugal), a Fortaleza de São João Baptista (Açores), a Fortaleza de São Sebastião (África), a Fortaleza de Malaca (sudeste asiático), o Forte de San Marcos (EUA), o Forte de El Morro (América Central) e a Fortaleza de Perpignan (França).

O CD-ROM possui fotos do sistema defensivo da Ilha de Santa Catarina, composto por doze fortificações principais. São fotos da Fortaleza de Anhatomirim, a primeira e mais importante das fortalezas, das Fortalezas de São José da Ponta Grossa, Santo Antônio de Ratones e Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba. Além dessas fortalezas, estão ilustradas a Bateria de São Caetano, o Forte de Santa Bárbara, o Forte de Santana e o Forte de Naufragados.

As imagens antigas, algumas de edificações que não existem mais, podendo ser visualizadas somente de forma virtual, como é o caso da Casa dos Remeiros (Fortaleza de Anhatomirim), utilizada como moradia dos remadores que prestavam o serviço de transporte da Ilha para a guarda de embarcações, demolida no final da década de 70. Outras imagens disponíveis no CD-ROM são as da Casa dos índios e escravos, a do Viveiro e a da Bateria Alta, que ficavam na Ilha de Anhatomirim e hoje, além de desaparecidas, sequer constam com precisão nos documentos e levantamentos gráficos das fortalezas. Essas e outras imagens de construções desaparecidas podem ser visualizadas no link Edifícios Desaparecidos da seção Arquitetura.


O CD-ROM Fortalezas Multimídia abriga imagens retiradas durante a restauração da Fortaleza de Anhatomirim, iniciada na década de 70 - primeira etapa - e concluída em 1990. A primeira etapa foi marcada pelo restauro parcial do Quartel da Tropa, pela recuperação da Portada e de sua escadaria de lioz, além dos primeiros trabalhos na Casa do Comandante. Na fase final das obras de restauro da fortaleza, realizada durante o Projeto Fortalezas, foram recuperados o Armazém da Praia, a Casa da Farinha e a Nova Casa do Comandante. Todas essas imagens estão disponíveis no link Restauração da seção Arquitetura. No mesmo local é possível acompanhar uma seqüência de imagens mostrando as etapas de restauração da Casa do Comandante, que se encontrava bastante arruinada antes da restauração.



Topo

Iconografia

 

O CD-ROM Fortalezas Multimídia foi todo montado em cima de iconografias. Toda a sua concepção gráfica - logo, fundos de tela, arte gráfica de banners, folders, caixas e demais materias usados na divulgação do CD-ROM - tiveram como referência as iconografias das fortificações. Apesar de inovar no que diz respeito aos recursos tecnológicos (computacionais), o CD-ROM não foi concebido com um visual futurista, ao contrário, manteve congruência com o tema abordado, utilizando as imagens disponibilizadas no CD-ROM para compor a sua arte.

Mapas, plantas e ilustrações antigas das fortificações e dos planos urbanísticos que as continham compõem a iconografia do CD-ROM.

 

Topo

Exposição


Exposições fotográficas itinerantes de fotos das fortalezas contidas no CD-ROM integram um dos projetos que está sendo desenvolvido pelo Projeto Fortalezas Multimídia. As exposições das imagens, todas pertencentes ao acervo do Projeto, podem ser agendadas. Para agendar, clique aqui.

As fotos que integram o acervo do Projeto Fortalezas Multimídia foram tiradas entre 1999 e 2001 pelos fotógrafos do Projeto Fortalezas Multimídia Alberto Luiz Barckert e Ademilde Silveira Sartori.

Caso queira obter mais informações sobre as exposições, clique aqui.

Logo abaixo, podem ser visualizadas algumas das fotos que estão presentes no CD-ROM Fortalezas Multimídia.

 

Algumas fotos da Exposição: (clique sobre as fotos para visualizá-las maiores)

 

 

Clique aqui para conhecer outros patrocinadores