Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba

Foto: Ademilde Sartori                                                   Acervo: Projeto Fortalezas Multimídia


     A Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba foi a quarta e última das fortalezas idealizadas pelo brigadeiro português José da Silva Paes. Construída na Ilhota de Araçatuba, entre os anos 1742 e 1744, a Fortaleza foi a única destinada a proteger a entrada da Baía Sul da Ilha de Santa Catarina. Serviu também de prisão em várias oportunidades, inclusive no período republicano. Em 1894, por determinação ministerial de 28 de agosto, esta fortificação, que também era chamada de Fortaleza da Barra do Sul, passou a denominar-se Forte de Araçatuba. Em seu projeto original, destaca-se a bateria principal de canhões de formato circular, situada na posição mais elevada do conjunto. Apesar dos reparos que esta Fortaleza sofreu em 1780 e 1850, encontrava-se bastante arruinada no final do século XIX, conforme relatório de 1899. A Fortaleza de Araçatuba, pertencente ao Ministério do Exército, foi tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1980, recebeu escoramentos e consolidações emergenciais em 1991 e encontra-se atualmente aguardando recursos para sua restauração.

Localização e forma de acesso

     A Fortaleza está localizada na Ilha de Araçatuba, na entrada da Barra Sul da Ilha de Santa Catarina, Município de Palhoça. Pode-se chegar a esta Fortaleza através da BR 101, acesso à Praia do Sonho até a Ponta do Papagaio, ou indo até o final do acesso à Caieira da Barra do Sul, na Ilha de Santa Catarina. Nos dois casos, há sempre algum barqueiro diponível para a travessia até Araçatuba. Atualmente não é possível visitar a Fortaleza.

Veja

  • O Farol e o Forte de Naufragados, na Praia de Naufragados - extremo sul da Ilha de Santa Catarina.
  • As belas praias do Sonho e Pinheira (no continente) e de Naufragados no extremo sul da Ilha de Santa Catarina.
  • A localidade de Enseada de Brito, no acesso pelo Continente.
  • A localidade de Ribeirão da Ilha, no acesso pela Ilha de Santa Catarina.

 

Foto: Alberto Barckert                                                   Acervo: Projeto Fortalezas Multimídia

 

Informações

Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
88040-900 Florianópolis SC Brasil

  • Projeto Fortalezas Multimídia

Telefone: (48) 3721 5118
FAX: (48) 3721 5101
e-mail: projeto@fortalezasmultimidia.com.br

Você encontra mais informações sobre a Fortaleza de Araçatuba no CD-ROM Fortalezas Multimídia.

 

 

Fotografias
(Clique sobre as imagens)

Portada - Clique para ver maior
Paiol da Pólvora - Clique para ver maior
Armazém da Praia - Clique para ver maiorNova Casa do Comandante - Clique para ver maior Usina de eletricidade- Clique para ver maior Novo Paiol da Pólvora - Clique para ver maior Casa da Farinha - Clique para ver maior